Componentes e temperatura

A um tempo atras queria saber como alguns componentes eletrônicos reagiam a mudanças de temperatura e se os resultados seriam os mesmos que as leis gerais afirmavam, para isso montei um experimento básico e coletei os dados.

Analisei capacitores cerâmicos de 10 e 100nf, esses apresentaram resultados esperados normais.

Com os resistores o resultado não foi o mesmo, aparentavam reagir de forma diferente da posta pela lei geral, de que condutores tem uma resistência maior quando a temperatura aumenta. Pensei que havia errado os cálculos e revisei diversas vezes para tentar descobrir a anomalia.

Fiquei confuso com os resultados, pois a teoria geral apontava para um aumento na resistencia do material se a temperatura aumentasse. Porem descobri um registro de uma feira de ciencias da University of Southern California que explicaria os resultados:

http://cssf.usc.edu/History/2006/Projects/J0701.pdf

“Data didn’t support hypothesis – resistance increased as temperature decreased. Further research showed this as typical for carbon – a semiconductor. Semiconductors have an energy gap between the valence and conductive bands. Heating carbon introduces more electrons in the conductive band decreasing resistance; cooling forces the electrons from the conductive band down to the valence band, increasing resistance. Semiconductor resistors have a negative temperature coefficient of resistance, metal resistors – positive. “

Com isso fiquei mais tranquilo e pude terminar a coleta de dados. Aqui estão os resultados:

Dos capacitores

caapac.png

caapac.png

Dos resistores 

resss.png

Notar que no caso dos resistores como estava mais preocupado com os resultados, pois achava que havia errado algo no processo, organizei 2 etapas.

Uma aquecendo o resistor por  1 min e outra deixando ele esfriar até o minuto 3 min, podemos notar que o resistor já não marca mais o seu valor original devido ao dano causado pelo aumento excessivo de temperatura.

Um comentário em “Componentes e temperatura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s